Com a chegada do PlayStation 1 na década de 90, a indústria de videogames recebeu um novo concorrente de peso. A Sony, fabricante do console, investiu em diversos jogos de sucesso, e um dos mais marcantes de todos foi sem dúvidas a coleção do Crash Bandicoot. O jogo foi lançado em setembro de 1996 pela desenvolvedora Naughty Dog e se tornou um fenômeno mundial.

A coleção do Crash Bandicoot conta com três jogos principais: Crash Bandicoot, Crash Bandicoot 2: Cortex Strikes Back e Crash Bandicoot: Warped. Todos os jogos são de plataforma, no qual o personagem principal, Crash Bandicoot, deve passar por diversos obstáculos, derrotar inimigos e coletar itens ao longo de fases diferentes.

O sucesso do jogo foi tamanho que, além dos jogos principais, foram lançados diversas outras versões do jogo, incluindo jogos para diferentes plataformas e jogos de corrida com os personagens do universo do jogo.

O que mais chama a atenção na coleção do Crash Bandicoot é a sua jogabilidade. Mesmo para aqueles que nunca jogaram antes, é fácil pegar o jeito e se divertir bastante. Os gráficos, para a época, eram bastante avançados e coloridos, deixando a experiência ainda mais interessante.

Mas o que realmente faz a coleção do Crash Bandicoot ser lembrada até hoje são as suas peculiaridades. Desde a personalidade própria que cada personagem possui até as falas engraçadas e carismáticas, o jogo se tornou um clássico do videogame justamente por esse conjunto de elementos tão bem-feitos.

Além disso, o jogo é capaz de capturar a essência da infância de muitos adultos atualmente e, por isso, a coleção do Crash Bandicoot no PlayStation 1 mantém uma legião de fãs até hoje. Porém, ainda em 2021, é possível encontrar versões remasterizadas dos jogos para diferentes dispositivos.

Dessa forma, é inegável que a coleção do Crash Bandicoot no PlayStation 1 é um marco na indústria dos videogames. Seja pela jogabilidade divertida, pelos gráficos ou pela personalidade e charme que o jogo possui, é um jogo que marcou gerações. Mais de 20 anos depois, é possível revisitar o universo de Crash Bandicoot e se divertir como se fosse a primeira vez.